Análise ao Samsung Notebook 900X3A

38 Comentários

CAIXA, ACESSÓRIOS e HARDWARE

Apenas para recordar, uma vez que já referenciamos aqui detalhadamente as características da caixa onde vem o Samsung Notebook 900X3A. A caixa compacta preta onde vem acomodado o equipamento é extremamente elegante com um sistema de abertura à base de ímans. A caixa possui internamente vária divisões onde vem o equipamento e os respectivos acessórios (Carregador do equipamento, adaptador de rede – interface RJ45, Adaptador do carregador e manuais).

ss_15

Design

O Samsung Notebook 900X3A apresenta pormenores de grande nível, começando pelo design. Como referi no outro artigo aqui, este é certamente um dos portáteis mais bonitos e elegantes que vi até hoje.

IMG_6514

Duralumínio e espessura

Utilizado na construção de aviões militares e outros equipamentos altamente especializados, o Duralumínio é um material que apesar de ser mais leve que o alumínio oferece o dobro da resistência o que permite criar um portátil leve e resistente. Associado a leveza, o Samsung Notebook 900X3A é extremamente fino possuindo apenas 16,3 mm de espessura.

ss_16

Teclado e Touchpad

Teclado

No que se refere ao teclado, este é retro iluminado (ajustável em 10 níveis) permitindo uma experiencia muito agradável de escrita em ambientes de pouca iluminação. As teclas têm um bom espaço entre elas e para quem gostar de teclados “silenciosos” aqui tem um bom exemplo.

IMG_6530

Touchpad

O Touchpad multi-toque é de grandes dimensões como podemos verificar pela imagem seguinte. Possui um revestimento em vidro e um sensor de gestos (permitindo mais de 21 tipos de gesto como o toque, deslocação e rotação).

De acordo com os testes realizados, verificamos que o Touchpad multi-toque permite um bom deslizamento dos dedos e uma navegação bastante agradável.

IMG_6531

Interfaces

Interface RJ45

Devido certamente a espessura do Notebook 900X3A, a interface de rede Ethernet não faz parte do equipamento. Para tal, existe um adaptador que vem com o próprio equipamento e que disponibiliza uma interface RJ45. Tendo em conta a massificação da redes sem fios, este parece-nos ser um aspecto de inovação por parte da Samsung.

IMG_6523

Outras interfaces

Os pormenores são muitos e desde já destacámos a forma elegante de como são disponibilizadas outras inferfaces do computador como por exemplo a porta de áudio, leitor de cartões SD e portas USB.

O Samsung Notebook 900X3A não disponibiliza também qualquer porta VGA.

IMG_6513

As “patilhas/portas” onde são disponibilizadas as interfaces referidas anteriormente podem estar abertas ou fechadas. No caso de estarem recolhidas, as interfaces ficam bastante “discretas”.

IMG_6521

Ecrã LED SuperBright Plus

O Samsung Notebook 900X3A vem equipado com um ecrã LED SuperBright Plus de 13.3”. Com 16 milhões de cores mais vivas e nítidas, o Samsung 900X3A tem o dobro da luminosidade de um ecrã de 13” tradicional. O ecrã ecrã LED SuperBright Plus tem ainda 400 nits de luminosidade é duas vezes mais brilhante que um portátil normal proporcionando um alto nível de visualização mesmo quando exposto à luz solar.

ss_17

O controlo automático da luminosidade do ecrã da Samsung ajusta suavemente a luminosidade do ecrã para uma visualização optimizada que se adequa ao ambiente.

Índice

Página 1 – Apresentação e Especificações técnicas,
Página 2 – Caixa, acessórios e hardware
Página 3 – Testes e Benchmarks
Página 4 – Considerações finais

« Página Anterior pág. 02/04 Página Seguinte »

Partilhar:
Tags:

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Bettencourt
    Bruno Bettencourt

    Tem um design muito atractivo é verdade, mas a nível de desempenho a “arma” principal é o disco SSD.

    Mais um lançamento de guerrinha contra o Mac air, com um preço muito alto, se tivessem usado apenas aluminío o preço certamente, que seria diferente.

    De qualquer modo, considero-o um mero netbook.

  2. Avatar de Carina Barbosa
    Carina Barbosa

    O portátil é lindo o problema mesmo é o preço!
    Gosto da samsung, nunca tive problemas com produtos deles desde electrodomésticos, telemóveis e portáteis.

  3. Avatar de Sonic Reducer
    Sonic Reducer

    é muito bonito de facto, de notar o facto também para mim são estas resoluções muito pequenas, que para quem gosta de uma área de trabalho em condições, torna-se desagradável.

  4. Avatar de cenas
    cenas

    mais um pouco compro um mac >.> e saio bem mais a ganhar
    eu acho que isso apenas vende design e material…de resto não é aquela coisa por ai alem…

    1. Avatar de RickyA
      RickyA

      … e saio bem mais a ganhar ???? O quê precisamente???

      1. Avatar de Bruno Bettencourt
        Bruno Bettencourt

        sai a ganhar na questão da qualidade/preço.

        Pois não tem o aluminio de fuselagem de avioes, mas tem outras coisas:

        – durabilidade de bateria;
        – mais pequeno e leve;
        – software muito mais rapido (apesar de só usar 2 gb de ram) o que leva a maior estabilidade de sistema.

        Ate já imitam a linha de 13 polegadas, o design e muito bonito, mas a unica coisa que acho de util e o facto de ter retroiluminaçao, pois até o rato do portatil e de vidro (depois não imitam os outros!)

        Se tivessem lançado o seu SO eu dava mil pontos a samsung.

        1. Avatar de RickyA
          RickyA

          Pois não concordo em ponto algum … pontos de vista !!

          1. Avatar de Bruno Bettencourt
            Bruno Bettencourt

            Não concorda mas os factos não enganam.

        2. Avatar de JFFD
          JFFD

          Também não concordo, e afirmar “Se tivessem lançado o seu SO eu dava mil pontos a samsung” é absolutamente ridículo e descabido.

  5. Avatar de JFF
    JFF

    O filme da página inicial só tem 27 segundos e não 1m52s… 🙂

    1. Avatar de rodasp
      rodasp

      na verdade tem 28 segundos 😛

      o pplware também podia fazer uma review ao EEE PC 1215B (vai sair, supostamente, este mês em Portugal) com a nova plataforma Brazos da AMD

  6. Avatar de bollycao
    bollycao

    Eu não dava mais de 800€ por ele. 700€ pelo hardware + 100€ pelo design. A samsung pede 1500€. Haja quem cai nestas loucuras para poderem continuar a haver lucros astronómicos.

  7. Avatar de RCS
    RCS

    Realmente é muito giro. Fiquei curioso em relação a algumas questões. Se pudesses ajudar em porreiro Pedro.

    Como é o scroll, quando comparado com um mac no osx? (mac no windows acho muito manhoso).

    E a bateria dura quanto tempo?

    Isso do ecrã dar para ler bem ao sol é mesmo verdade? Fico espantado e de pé atrás em relação a essa afirmação.

    1. Avatar de PTGamer
      PTGamer

      a bateria segundo o post dura 7h,

      se dizem que dá pra ler ao sol é porque dá mesmo.(não vejo motivo para por no post algo que não existe)

      sobre o “scroll” não tenho nada a pronunciar.

      1. Avatar de RCS
        RCS

        Realmente a duração da bateria foi uma coisa que me passou despercebida.

        Em relação à luminosidade quando exposto ao sol posso dar-te alguns motivos para desconfiar. O teste pode não ter sido rigoroso. Pode ter sido feito num dia de sol, mas à sombra, ou então sem ter o sol a incidir directamente sobre o ecrã.
        Depois o “ler bem ao sol” é factor meramente subjectivo, e por isso com a minha pergunta esperava saber mais algum detalhe sobre a experiência.

        Ainda estou para ver um lcd que funcione bem ao sol. Quem sabe, pode ser este.

  8. Avatar de Luís
    Luís

    Placa Gráfica: Intel HD Graphics 3000 (Placa gráfica interna)

    Interna ou onboard? :p

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Nem uma coisa nem outra.

      A “placa” gráfica Intel HD faz parte do Core i5.

  9. Avatar de Ryan
    Ryan

    Uma maquina destas ao preco que esta e um exagero. Eu pagaria metade. Por tar ar MacBook (ora ai esta o que eu gosto na Apple)nao quer dizer que deva pagar. E um exagero… nem por um MacBook dou esse dinheiro vou agora dar por um Samsung? So se for maluco… mas esta uma maquina excelente. Gosto imenso… pena e o preco

  10. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    Para quem já esteve com ele na mão, o portátil é extremamente lindo mas caro para aquilo que tem… Como referido no análise, um pormenor onde este equipamento “peca” é o simples facto de não ter placa ethernet on-board e ter que andar com o adaptador sempre atrás.
    Conclusão, óptimo design mas a um preço excessivo!
    Parabéns pela excelente review.

    Cumps

  11. Avatar de João Reis
    João Reis

    Vale 1000e pela tecnologia que vem dentro, design e inovação. 1500€ só empresários que metem as contas para as empresas é que vão comprar. O normal neste país 😉

  12. Avatar de Tiago Dias

    É uma máquina muito bonita mesmo! E os materiais e construção agradam-me bastante também!

    Mas o preço… A Samsung foi ambiciosa, talvez demais… Visto que um macbook air consegue-se a um preço mais baixo, e não é pouco, não sei até que ponto a Samsung conseguirá vender a este preço..

    Mas não deixa de ser um excelente portátil, consegue deixar água na boca! 😛

  13. Avatar de Jaime
    Jaime

    Ponto fraco para mim também sem duvida a gráfica…era preferível terem exprimido uma ATI 6470 ou algo do género que dava muito mais valor ao mesmo.

  14. Avatar de Pedro Leitão
    Pedro Leitão

    Será que sou só eu? O portátil parece-me bastante feio até… Mas se calhar é por nunca o ter visto em pessoa. De resto é um produto de nichos para wannabes, quem é que vai dar 1500€ por uma máquina com estas specs quando pode pagar menos por um macbook air que (além do design ser muito melhor) é melhor em quase todas as características?

  15. Avatar de Sarev0k

    Vejo muitas criticas.

    Este portátil é para quem nem precisa de perguntar o preço antes de o comprar.

    Não é para as massas.

  16. Avatar de Vítor M.

    Eu vejo muita gente a dizer que o portátil é caro.

    Bom, as contas que eu fiz quando comprei o meu Vaio em 2008 foi que se ele durasse até 2012 teria uma custo de 250 euros por ano (mais coisa menos coisa), algo como 5 euros por semana…

    Depois de feitas as contas e com o portátil actualmente ainda em bom funcionamento (tirando a bateria)é muito provável que chegue a 2012 e até mesmo a 2013,o que baixa consideravelmente o preço por semana estimado.

    Além disso, a máquina tem um excelente desempenho, mesmo depois de ter recebido o Windows 7 e todas as actualizações e tem uma estrutura ainda sem fissuras de sobre-aquecimento, não tem as dobradiças do ecrã partidas, não tem teclas danificadas e outras mazelas que vejo em máquinas de outros calibres e preços.

    Depois, como em tempos dei a conhecer, quando precisei tive uma assistência técnica da Sony de nota 10, o que me convenceu face ao preço da máquina. Paguei a máquina e o serviço que a marca fornece.

    A máquina não foi cara, na minha perspectiva.

    Se esta máquina que vemos na análise for calculada com um tempo de amortização normal e se além disso tivermos uma máquina que se destaca pelos materiais usados, então podemos dizer que o preço é elevado, mas não é caro face ao que oferece.

    Ser caro é uma coisa, ter um preço elevado é outra.

    A Samsung, neste e noutros produtos, tem um preço elevado, o que não quer dizer que não seja correspondente ao produto em si. Os produtos Samsung têm provado que têm qualidade, basta ver a adesão que os smartphones tiverem nos últimos anos.

    1. Avatar de Pedro C.
      Pedro C.

      ora nem mais, caro Vítor!
      era exactamente esse ponto de vista que ia introduzir na discussão!
      no meu caso, o meu “boguinhas” (HP adquirido em 2006) já sofreu um update ao HDD e RAM, o que significou um aumento de 170€ aos 1500€ que me custou.
      se levar em linha de conta que atravessou Windows XP, Vista e agora 7+Ubuntu, não tem um único risco, não lhe falta uma tecla e apenas uma imperceptível manchita no topo direito do ecrã, já “acabou” com 3 malas de transporte, e que muito provavelmente vai assistir ao fogo de artifício do dia 1 de Janeiro de 2012, valeu muito bem o investimento!
      sou levado a crer que muita gente diz que produto X ou Y é caro porque ou não sabe usar uma calculadora, ou comete atrocidades tais aos seus equipamentos que já parte do princípio que não vai valer a pena…
      neste caso, não possuindo muitos aparelhos Samsung não posso afirmar que seria uma compra segura, mas o duralumínio inspira alguma confiança (e por amor de deus, não digam que podia ser feito em alumínio, porque as semelhantes são apenas na sintaxe da palavra!).

    2. Avatar de Simões
      Simões

      Completamente de acordo!

    3. Avatar de Marabyte
      Marabyte

      Ora, alguém que faz contas como eu.
      Em Dezembro de 2006 comprei um MacBook Pro 17″ pela “módica” quantia de 2500€.
      Caro? Absolutamente. Mas está a caminhar para os 5 anos e ainda está a aguentar-se.

      O Samsung é a mesma coisa. 1,35 Kg, autonomia de 7h e com o desempenho de um core i5 2537M? Daqui a 4/5 anos continua a ser uma máquina usável.

      Daqui a 5 anos um portátil com o Core2Duo é a definição de lentidão.

      Se o portátil é caro? Depende da carteira e necessidades de cada um.

    4. Avatar de ricardo reis
      ricardo reis

      Absolutamente de acordo com o Victor M. Qualquer equipamento deve ser visto dessa forma. Relações preço/qualidade, preço/durabilidade, preço/rendimento (do trabalho) que se tenciona fazer com ele.

      Ainda não consegui perceber as parecenças com o air, de que tanto se fala aqui. Será do teclado que falam? Isso faz qualquer portátil recente ser parecido com um air? Ganhem juízo.

      Em relação à marca, só tenho a dizer que gosto muito, que é uma das marcas em que confio e que têm uma assistência impecável.

  17. Avatar de Pedro Leitão
    Pedro Leitão

    A questão não é o preço em si, é a relação do preço com a concorrência. Não estou a ver onde é que este portátil justifica o preço em relação a um concorrente directo, na minha opinião, claramente superior como é o caso do air.

  18. Avatar de Diarreia Mental
    Diarreia Mental

    Armazenamento: HDD 128 GB (SSD)
    Memória (HDD) – 128 GB (SSD)

    redundância?

  19. Avatar de Rúben Lopes [Lopesmaio]
    Rúben Lopes [Lopesmaio]

    Muito original, nada parecido com o Macbook Air (estava a ser irónico xD)

  20. Avatar de Tiago Hipolito
    Tiago Hipolito

    Pena não ter VGA ou qualquer ligação para uma docking station.

    Impróprio para o trabalho profissional onde temos de ficar 10 a 12h por dia em frente ao computador…

  21. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    ideal para trabalhar, leve, bonito e com tudoo que já disseram. agora 1500 por ele é que nao. dava-lhe 900.

  22. Avatar de Marcos
    Marcos

    Realmente a SAMSUNG tentou “inovar” explicitando tao somente apenas o peso, o material da composição do gabinete e o tempo boot, claro que algumas funções disponiveis que sao automatizadas (Controle de brilho, etc).
    Na minha opinião, o valor “sugerido” está completamente fora da realidade para o nivel de tecnologia e inovação disponivel ao equipamento.
    Aprendia gostar da SAMSUNG, até pensei em trocar o meio VAIO por um deste porem, vou aguardar até que coloquem o ” pé no chão”. E só um detalhe, qdo muitos dizem sobre os MAC BOOK (como se fosse de outro planeta), será que impressionante assim???
    Abraço a todos!!

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      … Havia me esquecendo, Armazenamento 128 GB… Nem merece comentários.

  23. Avatar de Anny
    Anny

    eu queroooooooooooooo o dourado!! Onde encontro para comprar?